Home / Notícias

Integrantes do Sistema OAB-PA participaram de Conferência de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia


Dias 15 e 16 de março, a Associação de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC) realizou a Conferência Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. Organizado com apoio da OAB Pará, o evento preparatório para COP 30 (maior evento climático do mundo, que a capital paraense sediará em novembro de 2025) reuniu especialistas e autoridades no auditório David Mufarrej, na Unama (Campus Alcindo Cacela), em Belém.

A histórica conferência mobilizou estudiosos, advogados, advogadas, membros de movimentos sociais e estudantes. A programação abordou diversos temas: Amazônia e Mudanças Climáticas, Modelos de Desenvolvimento da Amazônia, Vozes da Amazônia, COP-30, Sistema de Justiça da Amazônia, Segurança Pública e Direitos Humanos. Presidente da Comissão de Mudanças Climáticas do Conselho Federal da OAB, Marina Gadelha era uma das conferencistas.

Os conselheiros seccionais Rubens Moraes (secretário da Comissão OAB Pará na COP-30), João Batista (integrante da referida comissão temática), Mário Hesketh, Márcio Moraes e Michel Coelho também estiveram presentes, assim como a primeira mulher a presidir a OAB-PA, Avelina Hesketh (membro honorário vitalício).

Ao final, houve a aprovação da "Carta da ADJC sobre a Amazônia", entregue às autoridades a fim de subsidiar a realização da COP em Belém. O documento reúne contribuições para promover o maior evento climático do mundo pela primeira vez no Brasil, com análises técnicas, jurídicas e sociais.

Demais autoridades presentes: o coordenador nacional da ADJC e deputado constituinte, Aldo Arantes; o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaide Miranda Arantes; e a reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo.

Anexos