É com profundo pesar que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará, comunica o falecimento do advogado Alexandre Samarone Silva de Souza, de 48 anos, ocorrido nesta segunda-feira (14). Ele integrava a Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas da OAB-PA desde 2014.

Formado em Direito pela Faculdade de Belém (FABEL), o profissional atuava no Direito Previdenciário e também era professor de filosofia na Universidade Federal do Pará, além de Mestre em Economia pela referida instituição de ensino superior.

Neste momento de imensurável dor e consternação, o presidente da OAB no Pará, Alberto Campos, em nome do Conselho Seccional e de toda a advocacia paraense, expressa condolências aos familiares e amigos de Alexandre Samarone, que colaborou substancialmente para assegurar o pleno exercício da profissão.

cc0a6206 90bf 4220 814c 60ce251ce320

jovemadvconselhoDurante a quarta reunião ordinária virtual deste ano, realizada nesta quinta-feira (10), os conselheiros seccionais aprovaram, à unanimidade, o ingresso de dois jovens advogados: Tatiane Moraes e Hender Gifoni. Com isso, o Conselho Seccional passa a ser composto por quatro profissionais que tomaram posse com menos de 5 anos de inscritos nos quadros da Ordem. Os outros integrantes são Alvimar Pio Júnior (empossado em dezembro de 2019) e Amanda Ramalho (empossada em agosto de 2020).

Agora, a OAB Pará é a seccional com o maior número de jovens advogados entre seus conselheiros. A instituição já havia mostrado o seu pioneirismo para consolidar a política de valorização da jovem advocacia ao ter sido a terceira do país a promover a inclusão, logo após o Conselho Federal da OAB aprovar a redução da cláusula de barreira. Atualmente, apenas outras quatro seccionais contam com jovens advogados no Conselho Seccional: Distrito Federal, Amazonas, Roraima e Ceará.

Na sessão conduzida pelo presidente Alberto Campos, os conselheiros seccionais aprovaram ainda os nomes de Rone Messias da Silva e Letícia Bitar (titulares), e o ingresso de Felipe Jacob e Gabrielle Martins Silva Maués. Os dois últimos e os dois jovens advogados foram empossados em cerimônia promovida na sala da presidência, hoje pela manhã. Secretário-geral da OAB-PA e presidente da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas, Eduardo Imbiriba esteve presente.

Foto: Rondeny Campos

59967dc1 46b2 4fef a987 def7efd595acApós o Conselho Federal da OAB deferir auxílio financeiro para a construção da sede da subseção de Itaituba, o presidente da Ordem no Pará, Alberto Campos, e a vice-presidente da subseccional, Joseane Borges Loiola, assinaram, neste mês de junho, o contrato para o início da obra. Sonho antigo da advocacia regional, o espaço beneficiará advogadas e advogados que atuam em Aveiro, Itaituba, Jacareacanga e Trairão.

Santarém

Maior e mais antiga subseção da OAB na Amazônia receberá nova fachada, cujo nome homenageará o ex-presidente Ubirajara Bentes de Souza Filho. Após pleito da subseção santarena, o Conselho Subseccional aprovou a proposta à unanimidade. Grande liderança da advocacia na região oeste do Pará, Ubirajara Bentes Filho presidiu a instituição por oito anos e faleceu no dia 17 de novembro de 2020. Eleito para os triênios 2013-2015, 2016-2018 e 2019-2021, o advogado e professor contribuiu consideravelmente para a defesa das prerrogativas, investimentos em qualificação, inclusão digital e consolidação do processo de interiorização da Ordem.

RMB

Sede da OAB em Ananindeua está sendo ampliada, ganhará nova fachada e sala de reunião. Finalidade é proporcionar ainda mais conforto e dignidade para advogadas e advogados que militam na Região Metropolitana de Belém (Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará). Durante a reforma, o setor administrativo da sede subseccional funciona provisoriamente na Sala da OAB no Fórum Trabalhista de Ananindeua (conforme horário de funcionamento do local).

As Salas da Advocacia no Juizado Especial Cível de Ananindeua e Fóruns de Ananindeua, Marituba e Benevides permanecem como pontos de apoio, respeitando todos os protocolos e medidas de distanciamento social. Para esclarecer dúvidas e/ou agendamentos, ligue: (91) 98416-4275.

5f3a5be2 68a9 42ac afa0 f74d84ffe5ffReunião virtual ocorreu nesta quarta-feira (08) e deu continuidade à Correição que está sendo realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região pelo ministro corregedor do Tribunal Superior do Trabalho, Aloysio Corrêa. Na ocasião, os representantes da Ordem no Pará relataram os diversos problemas enfrentados pela advocacia trabalhista paraense neste período de pandemia.

O funcionamento das Varas em Belém e no interior, bem como as dificuldades de acesso às audiências virtuais pelas partes e advogados foram as principais demandas apresentadas, além da inobservância dos magistrados quanto às audiências virtuais e híbridas, acesso a desembargadores e servidores do Tribunal, acesso a processos físicos, agendamento para acesso a juízes, dentre outros temas.

O ministro corregedor do TST, por sua vez, acolheu as reivindicações da OAB-PA, prontificou-se a resolvê-las junto à Corregedoria do TRT 8 e colocou-se à disposição para o aprimoramento do atendimento da Justiça do Trabalho no Pará. Pela seccional paraense, participaram do encontro: Jader Kahwage, conselheiro federal pela OAB-PA, Claudiovany Teixeira, conselheira seccional, e Felipe Jacob, procurador-geral adjunto de prerrogativas.

novasubtucplacaNa tarde da última terça-feira (08), o presidente da Ordem no Pará, Alberto Campos, reinaugurou a sede da subseção da OAB em Tucuruí, na região sudeste do estado. Totalmente reformado, equipado e climatizado, o novo espaço terá auditório com capacidade para abrigar 75 pessoas, dez novos computadores e estacionamento privativo. Local conta ainda com Sala da Presidência, Reuniões, dos Advogados, Secretaria, recepção ampla, banheiros masculino, feminino e PCD. A obra beneficia a advocacia de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Novo Repartimento, Tailândia e Pacajá.

“Somente agora a pandemia permitiu que nós pudéssemos não confraternizar como queríamos”, declarou o presidente Alberto Campos ao destacar que a reinauguração faz parte de uma extensa agenda institucional da diretoria seccional pelo interior. “Começamos aqui por Tucuruí. Na sexta-feira, estaremos em Cametá. Na próxima semana, visitaremos Santarém, Altamira, Uruará e Novo Progresso”, informou. “É importante termos esses espaços para que a advocacia possa exercer sua profissão com dignidade”, enfatizou.novasubtucdisac

Presidente subseccional, Iriel Batista frisou que a obra representa uma conquista regional. “É um patrimônio não só da advocacia, mas também da nossa sociedade de Tucuruí e região, de Tailândia, Goianésia, Pacajá, Novo Repartimento e Breu Branco”. Para o diretor subseccional, a advocacia é mais que um patrimônio físico. “Nós temos um patrimônio imaterial, que é justamente a credibilidade que a Ordem possui na nossa região”, salientou. “Este prédio aqui vai servir à comunidade e à advocacia. Aqui é aquela fronteira também onde vamos estabelecer o fortalecimento da democracia”, assegurou.

novasubtucdisibSecretário-geral da OAB-PA e presidente da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas, Eduardo Imbiriba também participou da cerimônia de reinauguração, assim como o diretor-tesoureiro, André Serrão, os conselheiros seccionais Diogo Condurú, Mário Célio Alves e Isaac Magalhães, além de diretores e conselheiros subseccionais. O conselheiro Diogo Condurú reforçou que “a OAB é uma instituição voltada para o exercício da cidadania. Portanto, não só os advogados têm a ganhar, mas também a população em geral será atendida com uma qualidade muito melhor”.novasubtuccomp

Juramento

Durante a reinauguração da sede da subseção da OAB em Tucuruí, houve ainda sessão de juramento de novas advogadas e advogados. Carla de Oliveira Henrique e Vitor Emanuel de Souza Pereira receberam a tão sonhada carteira da Ordem. Solenidade conduzida pelo presidente Alberto Campos ficou marcada também pela entrega da carteira de reativação de Thanara Muniz Aguiar.

Fotos: Edson Júnior

 

 

Subseções

 

Publicações

Links Úteis

 

 

      

   

  

 

 

OAB - SEÇÃO PARÁ

Praça Barão do Rio Branco, 93 - Campina
Belém-PA - CEP 66015060
Fone:(0xx91) 4006-8600
Fax: (0xx91) 4006-8603