Ministro da Defesa confirma vinda a Belém

by_Claudio_PerrellaCPE_0326Está confirmada para o dia 16 agosto, a vinda do Ministro da Defesa, Nelson Jobim a Belém. Cumprindo uma promessa feita ao Presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos e à bancada federal paraense, o Ministro da Defesa vem à capital paraense para falar sobre a instalação da 2ª Esquadra da Marinha e sobre a Estratégia Nacional de Defesa.

A notícia foi dada no final da tarde de hoje (23), pelo Senador Flexa Ribeiro ao presidente da ordem, que considera a vinda do ministro mais uma vitória da luta em defesa da instalação da base da marinha em nosso Estado. “Nós sabemos que o local para instalação da 2ª Esquadra da Marinha ainda não foi definida. É muito positivo saber que o Ministro virá a Belém para ouvir a opinião da sociedade sobre o assunto.”

Jarbas observou ainda que a confirmação dessa agenda só foi possível graças a união da sociedade paraense (deputados, senadores, empresários), que perceberam a necessidade e a importância de abraçar essa causa. “Há muito tempo não víamos um movimento de união como esse. A luta pela instalação da 2ª esquadra da Marinha em nosso estado é supra partidária e, isso deu mais força a nosso movimento”.

Desde que tomou conhecimento, através da imprensa, sobre a possibilidade de instalação da base naval em outro estado, a OAB-PA iniciou um grande movimento para apresentar argumentos concretos que apontam o Pará, como o local ideal para sediar a esquadra. Uniu à bancada federal, foi à Brasília, reuniu com o ministro da defesa e também formou um grupo de trabalho para acompanhar para acompanhar a instalação da 2ª Esquadra da Marinha.

O grupo formado por representantes da Federação de Indústrias do Estado do Pará – FIEPA, do CAP – Conselho de Autoridade Portuária, da Faculdade de Engenharia Naval da Universidade Federal do Pará – UFPA, do Membro do Movimento Pró-Base, do município de Chaves, no arquipélago do Marajó, do CREA, e ainda pelo Senador Flexa Ribeiro, pelo Deputado Paulo Rocha e o presidente da Ordem, já realizou diversas reuniões.

Após analise técnica das áreas e regiões, com especificações fundamentadas no Decreto 6.703, que visa à aprovação de Estratégia Nacional de Defesa, para a instalação da 2º Esquadra da Marinha em defesa da Amazônia, o GT quer garantir um estudo mais qualificado sobre as áreas propostas. "O objetivo é mapear nossa região, para termos argumentos plausíveis e fortalecer a proposta do Estado do Pará, de sediar a base", ressaltou Jarbas.

 

 

Subseções

 

Publicações

Links Úteis

 

 

      

   

  

 

 

OAB - SEÇÃO PARÁ

Praça Barão do Rio Branco, 93 - Campina
Belém-PA - CEP 66015060
Fone:(0xx91) 4006-8600
Fax: (0xx91) 4006-8603