68 anos para ficar na história

antTrês meses de intensa pesquisa. Esse foi o tempo que levou o advogado Antônio José de Mattos Neto, para escrever o livro sobre a OAB-PA.

Antônio aceitou o convite da ex-presidente da Ordem, Angela Sales e trabalhou de outubro do ano passado a janeiro deste ano, para que o livro fosse lançado no início deste ano. Segundo ele, problemas na editoração, atrasou a impressão do livro.

Todo o trabalho contou com o apoio de duas bibliotecárias, que atuaram principalmente na pesquisa nos documentos encontrados na biblioteca da Ordem. “Elas pesquisaram documentos históricos e atas (publicadas ipsiliteres  na edição)”, afirmou Antônio que também examinou documentos nas bibliotecas da Universidade Federal do Pará e de sua biblioteca particular.

“Estado de Direito, democracia e direitos humanos – Um resgate histórico da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará” é uma obra que contará, em três volumes, a vida da OAB no estado, através dos seus 21 presidentes, desde Eládio de Amorin Lima  (1932-1939).

Cada volume da obra trará a história de sete presidentes. Em cada volume virão sete capítulos correspondentes a um presidente, subdivididos em: corpo dirigente (conselheiros e diretos por gestão; fatos políticos econômicos, sociais que ocorreram na administração e; por último, situada no contexto político histórico, econômico e social em que aconteceu.

DSC_0170Este primeiro vai até a gestão de Egydio Machado Salles. O segundo volume vai do 8º ao 14º presidente e o último do 15º até hoje, com gestão atual, presidida por Jarbas Vasconcelos. “Jarbas abraçou o projeto. A idéia é lançar um volume por ano, sempre na semana do advogado, até o final desse mandato”, revelou Antônio José.

Para o autor, a obra é um presente para o advogado. “Nós estamos dando a história de presente para a nossa classe”, disse ele e completa: “No contexto da OAB Nacional, o Brasil não teria chegado ao estado democrático de direito, não fosse a atuação ativa da Ordem dos Advogados do Brasil. Essa é a razão da escolha do título”.

 

 

Subseções

 

Publicações

Links Úteis

 

 

      

   

  

 

 

OAB - SEÇÃO PARÁ

Praça Barão do Rio Branco, 93 - Campina
Belém-PA - CEP 66015060
Fone:(0xx91) 4006-8600
Fax: (0xx91) 4006-8603