Abertas inscrições para II Encontro do Fórum de Assuntos Fundiários

Estão abertas as inscrições para participar do II Encontro Nacional do Fórum de Assuntos Fundiários, que será realizado de 9 a 11 de setembro, em Belém/PA. O evento reunirá autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de especialistas que atuam em demandas que envolvem conflitos fundiários, com o objetivo de discutir temas ligados à questão agrária e urbana no país. As inscrições são gratuitas, disponíveis para todos os interessados  e podem ser feitas até o final deste mês pelo portal do Conselho Nacional de Justiça (www.cnj.jus.br), clicando no banner do Encontro e em “Inscrições ”. 

Neste ano, o Encontro Nacional será realizado no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém e a expectativa é de que cerca de 2 mil pessoas participem dos debates. A escolha do Pará para sediar as discussões deve-se ao histórico de conflitos relacionados à posse de terras na região. No ano passado, o encontro foi realizado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O II Encontro Nacional vai subsidiar as ações do Fórum de Assuntos Fundiários do CNJ, responsável por elaborar estudos e medidas concretas para dar maior agilidade e efetividade aos processos judiciais relacionados ao tema, além de prevenir novos conflitos rurais e urbanos no país.

Instituído pela Resolução n. 110, de 6 de abril de 2010, o Fórum é composto por magistrados e possui um comitê executivo, que trabalha  em conjunto com outros tribunais e órgão públicos na implantação de ações que deem maior efetividade à reforma agrária, ao combate a parcelamentos irregulares e à garantia do acesso à moradia, entre outros. O Fórum foi criado como resultado do grande número de processos envolvendo conflitos fundiários que tramitam no Judiciário brasileiro e dos níveis crescentes de violência no campo e nas cidades. O objetivo é garantir a segurança jurídica da propriedade, combater a grilagem de terras e contribuir para a paz social.

Fonte: MB/MM - Agência CNJ de Notícias

 

 

Subseções

 

Publicações

Links Úteis

 

 

      

   

  

 

 

OAB - SEÇÃO PARÁ

Praça Barão do Rio Branco, 93 - Campina
Belém-PA - CEP 66015060
Fone:(0xx91) 4006-8600
Fax: (0xx91) 4006-8603