Advogados escolhem 12 candidatos que deverão compor a lista sêxtulpla

Ficaram-de-fora-candidatos 3

Dos 14 candidatos estavam na disputa, ficaram de fora os candidatos Edgar Moreira Alamar e Valério Saavedra. O mais votado foi o advogado Luiz Neto, que obteve 909 votos, 220 a mais que o segundo colocado, o advogado Jean Carlos Dias, que conseguiu 689 votos. A lista foi divulgada agora à noite pela Comissão Eleitoral. 

 

Amanhã (30), os 12 escolhidos pela classe serão sabatinados pelo Conselho Seccional e pela Comissão de Sabatina para definir a lista sêxtupla que será enviada ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

Advogados em todo o Pará participaram da eleição. A votação ocorreu entre 9h e 17h. Em Belém, os advogados puderam votar no Casarão da Ordem. No restante do estado, a votação foi realizada nas 24 subseções da OAB que possuem sedes próprias ou nas subseccionais que funcionam em salas dos advogados dos respectivos fóruns de suas Comarcas.

Na capital paraense, vinte urnas eletrônicas e uma urna manual foram utilizadas. Em Ananindeua, duas urnas eletrônicas e uma urna manual foram usadas. Nos demais locais, apenas uma urna manual foi utilizada, com exceção da subseção de Santarém, cuja votação transcorreu com duas urnas manuais.

Milhares de advogados transitaram pelos corredores da sede OAB no Pará, assim como dezenas de profissionais que militam no interior do estado. A participação no pleito era facultativa. Cada advogado poderia votar em até três candidatos.

 

Avaliação

Ficaram-de-fora-candidatos 2Ao todo, 9132 advogados estavam aptos a votar, destes 2814, ou seja, 30,81% exerceram o direito de voto. No interior do estado, mais da metade dos advogados votaram, precisamente 50,42%. Alguns desses profissionais, como os da região do Marajó, votaram pela primeira vez no seu município sede, não precisaram vir à Belém para escolher seu candidato, graças ao grande trabalho de interiorização, desenvolvido por essa gestão da Ordem, ao longo desses últimos cinco anos. Um exemplo disso foi a recente criação da subseção de Breves, que será instalada na próxima semana.

Na avaliação conselheiro federal da OAB/PA e presidente da Comissão Eleitoral, Iraclides Holanda, a eleição realizada hoje pode ser considerada a maior da história da seccional paraense, levando-se em consideração a proporcionalidade entre o universo de advogados aptos a votar e número de eleitores que exerceram o direito de voto. “Mesmo a votação não sendo obrigatória, a classe demonstrou grande interesse em participar de decisão tão importante como essa”, observou.

Para o conselheiro, a eleição superou as todas as expectativas. “Essa eleição foi excelente, um sucesso. Tudo transcorreu dentro da normalidade, sem qualquer atropelo, sem qualquer impugnação”, comemorou, acrescentando que “os candidatos cooperação bastante para isso, pois se portaram de forma exemplar”.Ficaram-de-fora-candidatos 1

O presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, ficou satisfeito com o resultado da eleição. “Esse é um novo momento na OAB. Hoje inauguramos mais uma fase. Venceu a democracia. Realizamos até aqui um processo eleitoral transparente, respeitoso e, sobretudo, especialmente participativo, já que o voto era facultativo.”

Jarbas também agradeceu ao empenho de todos os presidentes de subseção e colaborados da Ordem. “O sucesso do pleito deu-se, fundamentalmente, pela dedicação com que todos se envolveram no processo. Por isso, agradeço aos funcionários da OAB e presidentes de subseções que empreenderam muitos esforços para garantir uma votação tranquila.”

A OAB fará a transmissão ao vivo da sabatina com os candidatos à vaga de desembargador do Quinto Constitucional. Acompanhe em http://goo.gl/HV3XM9

Confira a lista dos advogados classificados:

Luiz Neto;

Jean Carlos Dias;

Bruno Menezes Coelho de Souza;

José Ronaldo Dias Campos;

Neuza Gadelha;

Cesar Ramos da Costa;

Mancipor Oliveira Lopes;

Antônio Eder John de Sousa Coelho;

Orlando Barata Miléo Júnior;

Sebastião Bandeira;

João Batista Vieira dos Anjos; e

Alessandro Oliveira da Silva.

 

Fotos: Paula Lourinho

 

 

Subseções

 

Publicações

Links Úteis

 

 

      

   

  

 

 

OAB - SEÇÃO PARÁ

Praça Barão do Rio Branco, 93 - Campina
Belém-PA - CEP 66015060
Fone:(0xx91) 4006-8600
Fax: (0xx91) 4006-8603