OAB-PA entrega prêmio “José Carlos Castro” de Direitos Humanos

IMG 9520Em emocionante solenidade realizada nesta noite, no auditório Otávio Mendonça, e conduzida pelo presidente Alberto Campos, a OAB-PA entregou o prêmio “José Carlos Castro” de Direitos Humanos. Foram agraciados a defensora pública Juliana Oliveira, a psicóloga Jureuda Guerra, o cantor e compositor Eloi Iglesias e o deputado estadual Carlos Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado.

Houve ainda o lançamento do “Plantão de Direitos Humanos”, que poderá receber da sociedade civil denúncias de abusos relacionados à temática. Presidente da Comissão de Educação Jurídica, a advogada e professora Luna Freitas apresentou alguns detalhes do II Torneio de Direitos Humanos da OAB-PA - Paulo Fonteles Filho, que em sua nova edição homenageia o militante histórico na defesa dos direitos humanos no Pará.

IMG 9468Falecido em outubro deste ano, Paulo César Fonteles de Lima Filho presidia o Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos e era membro da Comissão Estadual da Verdade (CEV). Seus familiares e do Frei Henri des Rosiers, que se notabilizou na luta contra o trabalho escravo, a favor dos trabalhadores rurais no Pará e Tocantins e que faleceu em novembro, receberam certificado em homenagem e reconhecimento pelos serviços prestados.

Premiação

IMG 9525Criado por meio da Resolução Nº 5, de 06 de agosto de 2003, o prêmio “José Carlos Castro” de Direitos Humanos é concedido para o cidadão que se destacar na defesa dos direitos humanos na Amazônia. O advogado José Carlos Castro nasceu no município de Cametá e formou-se em Direito pela UFPA, onde lecionou por 30 anos. Além de instituir a Comissão de Direitos Humanos da OAB, ajudou a fundar a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos.

 

 

Subseções

 

Publicações

Links Úteis

 volegal

      promad2

   

  

 

 

OAB - SEÇÃO PARÁ

Praça Barão do Rio Branco, 93 - Campina
Belém-PA - CEP 66015060
Fone:(0xx91) 4006-8600
Fax: (0xx91) 4006-8603