Conselhos de classe acolhem proposta da OAB-PA e associação será criada para defender demandas em comum

IMG 8780Em reunião convocada pela OAB-PA e conduzida pelo presidente da instituição, Alberto Campos, na última quarta-feira (06), presidentes de vários órgãos de classe acolheram a proposição da Ordem de criação da Associação de Conselhos de Profissões Regulamentadas. O objetivo é debater soluções para demandas e temáticas convergentes, dentre elas, a aplicação do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

No encontro, estiveram presentes representantes dos Conselhos Regionais de Administração, Contabilidade, Economia, Medicina, Odontologia, Engenharia e Arquitetura, dentre outros. Grupo formado por membros das instituições redigirá proposta de Estatuto, que será apresentada na próxima reunião entre as entidades, agendada para o dia 20 de junho. Todos elogiaram a iniciativa da OAB-PA.

Presidente do Conselho Regional de Economia, Kleber Mourão considera a ideia muito boa e acredita na evolução para ações práticas a partir da definição de uma pauta clara. “Espero que a associação não se constitua em mais uma instância da burocracia brasileira, e que possa, de fato, ser um instrumento provocador de mudanças na sociedade”, pondera. “Neste momento em que a gestão pública se mostra frágil e sem credito, a associação pode evoluir inclusive para buscar ocupar espaços e pugnar por gestões mais técnicas em prol da sociedade”, vislumbra.IMG 8755

Presidente do Conselho Regional de Administração, José Lima avalia que a criação da Associação dos Conselhos Profissionais atende anseio à necessidade de defesa coletiva da sociedade, do campo profissional e das profissões. “Precisamos dar uma resposta à sociedade, da atuação da área publica e da área privada, de suas necessidades e de todos seus anseios”, sustenta. “Uma atuação conjunta dos conselhos de todas as profissões será recebida com maior força e maior interesse por aqueles que têm a obrigação de atender os anseios de toda a sociedade”, complementou.

Presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Ticiane Santos vislumbra que a associação será importante para consolidar os projetos dos profissionais liberais que convergem em muitos pontos. “Consideramos de fundamental importância a OAB-PA ter aceitado o desafio de consolidar em uma associação todas as profissões liberais. Acreditamos que uniremos forças para dialogar com o poder público municipal, estadual e federal”, comentou. “O Conselho Regional de Contabilidade contribuirá diretamente para a concretização deste projeto coletivo que valorizará todas as profissões, pois os conselhos de classe integrados serão mais fortes”, frisou.

Fotos: Fúvio Maurício

 

 

Subseções

 

Publicações

Links Úteis

 

 

      

   

  

 

 

OAB - SEÇÃO PARÁ

Praça Barão do Rio Branco, 93 - Campina
Belém-PA - CEP 66015060
Fone:(0xx91) 4006-8600
Fax: (0xx91) 4006-8603