Em Brasília, Cristina Lourenço ressalta a importância da mulher no Sistema OAB

194578Na última terça-feira (23), a vice-presidente da Ordem no Pará, Cristina Lourenço, participou do Colégio de Vice-Presidentes dos Conselhos Seccionais da OAB, realizado na sede da OAB Nacional. Dos 27 vice-presidentes que estavam presentes, 19 eram mulheres. Na oportunidade, as 19 diretoras elaboraram um manifesto por mais mulheres no Sistema OAB.

Em seu pronunciamento, Cristina Lourenço defendeu ainda que, dentre as principais atribuições da vice-presidência, é importante “ser o braço direito da presidência”. Vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana Queiroz recebeu seus congêneres das Seccionais da Ordem na abertura do evento ao lado do secretário-geral adjunto da OAB Nacional, Ary Raghiant Neto, e do presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Junior.

194753Como a ocasião marcou a realização da primeira reunião formal dos vice-presidentes de Ordem, o intuito foi construir uma dinâmica de procedimentos a ser adotada e aprimorada ao longo da gestão, com ações propositivas para implementação no âmbito de todas as vice-presidências. 

Luiz Viana destacou aquela que, na visão dele, deve ser a postura adotada pelo advogado ou pela advogada que ocupa a cadeira de vice-presidente de Ordem. “O vice-presidente deve ser um escudo, aquele que protege e reflete o presidente e as políticas do Sistema OAB. É um espelho de pensamento, mas que age com liberdade e autonomia. A relação entre presidente e vice deve ser permeada por transparência e harmonia”, apontou. 

194699Ary Raghiant enfatizou que o papel de um vice-presidente não é, de forma alguma, secundário. “Aqui no Conselho Federal, a altivez se estende a todos os diretores dentro de suas respectivas competências. O bem maior é o da Ordem, da advocacia”, disse. O diretor-tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha, também participou do evento e falou sobre as novas regras de transparência na gestão financeira da entidade.

Os vice-presidentes externaram suas percepções no exercício da função, as peculiaridades na rotina de cada gestão e as perspectivas para os próximos anos. Outro tema citado foi a necessidade de ressignificar a função institucional desempenhada pelo vice, hoje – na visão deles – mal compreendida. 

O Colégio de Vice-Presidentes manifestou ainda repúdio ao feminicídio das advogadas Lucimara Stasiak e Angelina Silva Guerreiro Rodrigues, ao tempo em que também reforçou a posição das seccionais no sentido de envidar todos os esforços para enfrentamento intransigente da violência de gênero, tema que assume caráter de urgência na sociedade brasileira.

Com ionformações da Assessoria de Comunicação da OAB Nacional

 

 

Subseções

 

Publicações

Links Úteis

 

 

      

   

  

 

 

OAB - SEÇÃO PARÁ

Praça Barão do Rio Branco, 93 - Campina
Belém-PA - CEP 66015060
Fone:(0xx91) 4006-8600
Fax: (0xx91) 4006-8603