OAB-PA manifesta solidariedade aos familiares de agentes de segurança pública vítimas de violência no Pará

NotaOficiallAinda estamos no mês de maio de 2019 e ontem registramos mais um atentado contra um agente da segurança pública. Desta vez, o Sargento da Polícia Militar Josevaldo Andrade Silva foi brutalmente assassinado, no Distrito de Outeiro, na Região Metropolitana de Belém, totalizando 17 policiais assassinados somente no corrente ano.

A violência contra agentes da segurança publica do Estado do Pará continua alarmante, mesmo após a vinda da Força Nacional. Cresce assustadoramente o número de policiais assassinados, bem como o número de ameaças de morte e de atentados contra a vida desses agentes. Esses fatos não apenas mostram o grande risco que sofrem os profissionais da segurança pública, como afetam diretamente a população.

As mortes possuem alguns fatores preponderantes: a precarização do trabalho dos agentes de segurança pública, a falta a valorização desses profissionais, ausência de condições adequadas de trabalho e equipamentos, ausência de condições dignas de moradia e remuneração defasada.

O Governo do Estado precisa assumir essa responsabilidade e apresentar medidas que garantam a segurança desses agentes e, por consequência, de toda sociedade. A OAB Pará lamenta a morte de mais um policial militar e solidariza-se com familiares e toda honrada "Tropa de Fontoura" pela perda desses trabalhadores que foram vítimas da violência urbana.

A OAB-PA reitera seu compromisso de cobrança de melhorias das condições de trabalho dos agentes de segurança pública, bem como o compromisso que possui com o enfrentamento dos problemas ligados à segurança pública. Assim, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará, por intermédio da Comissão de Segurança Pública, Comissão de Apoio às Famílias dos Agentes de Segurança Pública Vítimas da Violência Urbana e a Comissão de Direitos Humanos, solidariza-se com os familiares de todos os policiais vitimados no Estado do Pará, colocando-se à disposição de todos.

Alberto Campos
Presidente da OAB-PA

Luiz Araújo
Presidente da Comissão de Segurança Pública

Juliana Fonteles
Presidente da Comissão de Direitos Humanos

Zarah Trindade
Presidente da Comissão de Apoio às famílias de Agentes de Segurança Pública Vítimas da Violência Urbana

 

 

Subseções

 

Publicações

Links Úteis

 

 

      

   

  

 

 

OAB - SEÇÃO PARÁ

Praça Barão do Rio Branco, 93 - Campina
Belém-PA - CEP 66015060
Fone:(0xx91) 4006-8600
Fax: (0xx91) 4006-8603