OAB-PA integrará comissão especial do IHGP

IMG 0308Definição pelo ingresso da instituição na Comissão Especial de Defesa do Patrimônio Histórico de Belém do Instituto Histórico e Geográfico do Pará ocorreu durante encontro entre o presidente da Ordem no Pará, Alberto Campos, e membros do IHGP, na última quinta-feira (16), que abordou os furtos de peças em bronze nos espaços públicos de Belém registrados desde dezembro de 2004.

Integrante do IHGP, advogado e membro da Academia Paraense, Sebastião Godinho solicitou o apoio da OAB-PA na luta pela preservação dos patrimônios históricos na capital paraense. O presidente seccional, por sua vez, garantiu que a instituição irá colaborar por meio da Comissão de Direito Urbanístico e Planejamento Urbano.

IMG 0315De acordo com Sebastião Godinho, nos últimos 17 anos, houve uma sucessão de sumiços de peças históricas em locais públicos de Belém, dentes elas, o busto de Rui Barbosa furtado da Praça Barão do Rio Branco, localizada em frente à OAB-PA. “Preocupada com essa situação, a comissão criada pelo instituto visitou várias autoridades e solicitou apoio para buscar soluções e proteger esse patrimônio em conjunto com a sociedade”, informou.

Os integrantes da comissão já visitaram o Ministério Público Federal, Secretaria de Estado de Cultura (SECULT) e a Procuradoria Geral do Estado. Na reunião, estiveram presentes o presidente da Comissão de Defesa do Patrimônio Histórico do IHGP, Elson Monteiro, o professor da Universidade Federal do Pará, Álvaro do Espírito Santo, o diretor do Museu da Polícia Militar do Pará, Major Ronaldo Braga Charlet, eo advogado obidense Célio Simões.

Fotos: Yan Fernandes

 

 

Subseções

 

Publicações

Links Úteis

 

 

      

   

  

 

 

OAB - SEÇÃO PARÁ

Praça Barão do Rio Branco, 93 - Campina
Belém-PA - CEP 66015060
Fone:(0xx91) 4006-8600
Fax: (0xx91) 4006-8603