Em disputa acirrada, Eduardo Imbiriba é eleito presidente da OAB-PA para o triênio 2022-2024

diretoriaeleita"OAB Sempre à Frente! Imbiriba presidente! OAB Sempre à Frente! Imbiriba presidente!" Eram os gritos que ecoavam pelo Centur, em Belém, no final da noite da última quinta-feira (18), após a confirmação da vitória da chapa encabeçada por Eduardo Imbiriba. Depois de tranquila votação e emocionante apuração de votos, a chapa "OAB Sempre à Frente" (10) conquistou 4355 votos, enquanto que a chapa "Advocacia em Causa Própria" (38), encabeçada por Sávio Barreto Lacerda Lima, contabilizou 4091 votos.

Ao todo, 12.903 advogadas e advogados estavam aptos a votar no Pará. Foram computados 107 votos brancos e 228 nulos. A votação ocorreu entre 9h e 17h. Os locais de votação estavam espalhados em 34 municípios do interior (Subseções, Salas da Advocacia e de Apoio nos Fóruns das Comarcas) e Belém (Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves - Centur). Urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-PA foram utilizadas.eiecdiscursovitoria

O advogado criminalista Eduardo Imbiriba venceu as eleições 2021 da OAB-PA (eleito para o triênio 2022-2024) e terá Luciana Gluck Paul como vice-presidente. Afonso Lobato exercerá o cargo de secretário-geral. Claudiovany Ramiro Gonçalves Teixeira será a secretária-geral adjunta e corregedora, enquanto que André Serrão permanece como diretor-tesoureiro e Lorena Napoleão exercerá o cargo de diretora-tesoureira adjunta.

Em seu discurso logo após a vitória, Imbiriba frisou que algumas das prioridades da gestão serão zelar pela democracia, interiorizar cada vez mais, investir em qualificação jurídica de toda advocacia e buscar uma Ordem ainda mais inclusiva e coletiva. “Queremos que todos se sintam em casa e sintam que o braço forte da Ordem sempre estará lá para defender a advocacia e a sociedade. Vocês podem ter certeza disso!”, assegurou.

vitoriaeicAo destacar a intensa disputa durante a apuração dos votos, o presidente eleito declarou que “a democracia é feita de antagonismos, de opiniões contrapostas. Quem decide é a classe. Em sua maioria, a classe decidiu por nós”, comemorou Imbiriba, além de parabenizar a chapa adversária pela participação no pleito eleitoral. “Situações dessa natureza só nos fortalecem”, complementou.

Diante de seus apoiadores e ao lado dos diretores eleitos, Imbiriba salientou que uma das grandes missões da sua gestão será “defender o legado do presidente Alberto Campos”, bem como “avançar ainda mais nas ações de apoio à jovem advocacia e defesa dos direitos humanos”. Quanto à expressiva votação nas subseções, o presidente eleito agradeceu às advogadas e advogados que atuam no interior e enfatizou que “a Ordem não é só Belém. Muito obrigado, interior do estado do Pará!”.apuracaovitoriaeic

Histórico

Atual secretário-geral na OAB Pará, Eduardo Imbiriba já exerceu o mesmo cargo de secretário-geral no triênio 2016-2018, além de ter sido diretor-tesoureiro da instituição no triênio 2013-2015. Ele exerce também o cargo de presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB-PA e é membro da Comissão Nacional de Prerrogativas da OAB.

entrevistavitoraeicFormado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), pós-graduado em Ciências Penais pelo Instituto Luis Flávio Gomes e pós-graduado em Compliance e Integridade Corporativa pela PUC Minas, Eduardo Imbiriba atua na Advocacia Criminal, Advocacia Criminal Empresarial e Militar, nas esferas estadual, federal e tribunais superiores (STF, STJ, TRF e STM), com a experiência de ter participado de centenas de tribunais do júri.

Serviço

A advogada ou advogado que não pôde comparecer deverá apresentar justificativa por escrito à diretoria do Conselho Seccional ou para a Comissão Eleitoral (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.). O prazo máximo é de 60 dias após a data das eleições.

Fotos: Fúvio Maurício e Rondeny Campos

 

 

Subseções

 

Publicações

Links Úteis

 

 

      

   

  

 

 

OAB - SEÇÃO PARÁ

Praça Barão do Rio Branco, 93 - Campina
Belém-PA - CEP 66015060
Fone:(0xx91) 4006-8600
Fax: (0xx91) 4006-8603