9b53ed25 e815 4d0b a49a 2d7772c6751eA cerimônia oficial de abertura ocorreu ontem à noite (24), no Salão de Eventos Doce Festa. Presidente da Ordem no Pará, Alberto Campos, e a presidente da subseccional local, Maura Paulino, conduziram os trabalhos. Com o tema “A advocacia no século XXI e seus principais desafios”, o evento fica marcado por contar com a presença inédita de todo o Sistema OAB-PA em uma subseção.

Na solenidade que abriu a I Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes de Subseções no triênio 2019-2021, oito novos advogados receberam suas respectivas credenciais da Ordem no Pará. Todos os diretores e conselheiros subseccionais presentes foram contemplados com carteiras de integrantes do Sistema OAB-PA. Nesta quinta-feira (25), os trabalhos estão sendo realizados no Hotel Esuits Vale dos Carajás.

39e291b0 9095 4fd9 b300 ec71d021da08Anfitriã do evento, a presidente da subseção da OAB em Parauapebas, Maura Paulino, declarou em seu discurso que “neste colégio deverá imperar a união da advocacia”. Presidente da seccional paraense, Alberto Campos salientou que a realização o I Colégio de Presidentes de Subseções da atual gestão representa a concretização de um compromisso assumido com o ex-presidente da subseção local, Jackson Souza Silva.

Hoje pela manhã, advogadas e advogados que militam no município localizado na região sudeste do Pará acompanharam o Workshop de Prerrogativas. Realizada no plenário da Câmara Municipal de Parauapebas, a capacitação teve como ministrantes o secretário-geral da OAB-PA, Eduardo Imbiriba, e o procurador regional de prerrogativas e conselheiro seccional, Braz Mello.

4cb9c0ba 3d96 4067 8e53 2e9632232d93A atividade integrou a programação paralela do evento inédito. Agora à tarde, os conselheiros seccionais estão reunidos em sessão extraordinária, no Hotel Esuits Vale dos Carajás. Dentre as pautas em discussão, quatro são de interesse da advocacia local. O encerramento do Colégio de Presidentes de Subseções será promovido hoje à noite, no Salão de Eventos Doce Festa.

Fotos: Fúvio Mauricio

194578Na última terça-feira (23), a vice-presidente da Ordem no Pará, Cristina Lourenço, participou do Colégio de Vice-Presidentes dos Conselhos Seccionais da OAB, realizado na sede da OAB Nacional. Dos 27 vice-presidentes que estavam presentes, 19 eram mulheres. Na oportunidade, as 19 diretoras elaboraram um manifesto por mais mulheres no Sistema OAB.

Em seu pronunciamento, Cristina Lourenço defendeu ainda que, dentre as principais atribuições da vice-presidência, é importante “ser o braço direito da presidência”. Vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana Queiroz recebeu seus congêneres das Seccionais da Ordem na abertura do evento ao lado do secretário-geral adjunto da OAB Nacional, Ary Raghiant Neto, e do presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Junior.

194753Como a ocasião marcou a realização da primeira reunião formal dos vice-presidentes de Ordem, o intuito foi construir uma dinâmica de procedimentos a ser adotada e aprimorada ao longo da gestão, com ações propositivas para implementação no âmbito de todas as vice-presidências. 

Luiz Viana destacou aquela que, na visão dele, deve ser a postura adotada pelo advogado ou pela advogada que ocupa a cadeira de vice-presidente de Ordem. “O vice-presidente deve ser um escudo, aquele que protege e reflete o presidente e as políticas do Sistema OAB. É um espelho de pensamento, mas que age com liberdade e autonomia. A relação entre presidente e vice deve ser permeada por transparência e harmonia”, apontou. 

194699Ary Raghiant enfatizou que o papel de um vice-presidente não é, de forma alguma, secundário. “Aqui no Conselho Federal, a altivez se estende a todos os diretores dentro de suas respectivas competências. O bem maior é o da Ordem, da advocacia”, disse. O diretor-tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha, também participou do evento e falou sobre as novas regras de transparência na gestão financeira da entidade.

Os vice-presidentes externaram suas percepções no exercício da função, as peculiaridades na rotina de cada gestão e as perspectivas para os próximos anos. Outro tema citado foi a necessidade de ressignificar a função institucional desempenhada pelo vice, hoje – na visão deles – mal compreendida. 

O Colégio de Vice-Presidentes manifestou ainda repúdio ao feminicídio das advogadas Lucimara Stasiak e Angelina Silva Guerreiro Rodrigues, ao tempo em que também reforçou a posição das seccionais no sentido de envidar todos os esforços para enfrentamento intransigente da violência de gênero, tema que assume caráter de urgência na sociedade brasileira.

Com ionformações da Assessoria de Comunicação da OAB Nacional

20190422190929 IMG 9339Lançamento ocorreu na última segunda-feira (22) durante a Aula Magna que marcou o início do letivo da Escola Superior de Advocacia, realizada no auditório da Otávio Mendonça, na sede da Ordem no Pará. Diretora-geral da ESA, Luciana Gluck Paul fez a apresentação ao presidente da OAB-PA, Alberto Campos, e ao público. Advogada e professora, Valena Jacob ministrou a Aula Magna, cujo tema era “Reforma Trabalhista - Principais Aspectos e Impactos”.

Luciana Gluck Paul explicou que a criação do novo endereço eletrônico visa facilitar as inscrições nos cursos oferecidos, uma vez que, anteriormente, eram realizadas apenas presencialmente na ESA. "O site é o meio de divulgação do nosso trabalho e de tudo o que é feito pela OAB e pela ESA, para que todos saibam o que está acontecendo e possam participar”, justificou a diretora.

20190422191354 IMG 9359Responsável pelos investimentos em qualificação profissional , a ESA promove cursos em parceria com as comissões temáticas. “Desde janeiro, a diretoria da escola vem trabalhando no planejamento de novos cursos. A capacitação favorecerá a nossa profissão. E o nosso empenho será sempre com o intuito de cada vez mais levar conhecimento e ensino jurídico à advocacia paraense ", declarou Luciana.

20190422193540 IMG 9411Além do lançamento do site, a diretora-geral apresentou a “Revista Científica”, que estará disponível, em formato digital, no endereço eletrônico da ESA. A publicação será semestral e contará com artigos avaliados e selecionados por um comitê. Os textos deverão ser jurídicos e de autoria de advogadas e advogados. O envio dos artigos ocorrerá até 21 de junho. Edital, cursos e suas inscrições estão disponíveis no site: www.esaoabpa.com.br

20190422193339 IMG 9396Na ocasião, houve ainda a posse de diretores de departamentos e delegados da Escola Superior nas subseções. Vice-presidente da seccional paraense, Cristina Lourenço também prestigiou o evento, assim como o conselheiro federal pela OAB-PA, Jader Kahwage, conselheiros seccionais e demais membros do Sistema OAB Pará.

Fotos: Yan Fernandes

ea561557 1dd6 4fb5 a570 8dc954e03649

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

16f8ec5d ea38 49b0 abcb a6748f3a750d

notapesar19Os Conselhos da Seccional Pará e da Subsecional Santarém da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio de seus respectivos presidentes, Alberto Antonio Campos e Ubirajara Bentes Filho, comunicam o falecimento da jovem advogada Paula Janyne Campos da Silva, integrante do Sistema OAB e membro das Comissões de Defesa dos Direitos e das Prerrogativas e dos Advogados Criminalistas da OAB Santarém.

Paula Janyne Campos da Silva faleceu na manhã desta sexta-feira (19), no Hospital Municipal de Santarém. Seu corpo está sendo velado na Capela Mortuária da Igreja do Santíssimo Sacramento, localizada na Travessa Professor José Agostinho n° 1127, bairro Prainha, de onde sairá para o seu sepultamento.

05f7303e fb7e 482a 839c c84366e32260No dia 17 de abril (quarta-feira), o presidente da OAB-PA, Alberto Campos, e diversos membros do Sistema OAB Pará contemplaram advogadas e advogados que militam na Região Metropolitana de Belém com quatro obras e vários serviços. Primeiro, reinauguraram a Sala da Advocacia no Fórum de Ananindeua, Em seguida, entregaram a reforma da Sala da Advocacia no Fórum de Marituba.

Depois de visitarem Ananindeua e Marituba, entregaram a reforma da Sala da Advocacia no Fórum de Benevides. Para encerrar a agenda institucional, inauguraram a Sala da Advocacia no Fórum de Mosqueiro. Equipados com computadores, copiadoras, impressoras, frigobar, bebedouro, banheiros, mesas, cadeiras, baias e internet, os espaços garantem bom suporte e apoio à advocacia.

WhatsApp Image 2019 04 17 at 16.24.18Presidente da Ordem no Pará, Alberto Campos ponderou que a preocupação não deve ser somente inaugurar espaços novos. “É preciso cuidar daqueles que já existem, pois os advogados a cada dia precisam desses espaços nos fóruns. Precisamos ter uma estrutura mínima para que os advogados possam exercer sua profissão com dignidade"

WhatsApp Image 2019 04 17 at 16.24.18 1Os locais inaugurados integram a jurisdição da subseção da OAB em Ananindeua. Presidente da subseccional, Miranda Júnior ressaltou em suas manifestações que “a qualidade dos serviços prestados depende da união de diversos fatores. E um desses fatores é bom trabalho que a Ordem está desenvolvendo".

Vice-presidente da OAB-PA, Cristina Lourenço participou das cerimônias de inaugurações, assim como o secretário-geral, Eduardo Imbiriba, e o conselheiro federal pela OAB Pará, Jader Kahwage. Conselheiros seccionais, presidentes de comissões temáticas e diversas advogadas e advogados que militam naquelas Comarcas prestigiaram as solenidades.

 

 

Subseções

 

Publicações

Links Úteis

 

 

      

   

  

 

 

OAB - SEÇÃO PARÁ

Praça Barão do Rio Branco, 93 - Campina
Belém-PA - CEP 66015060
Fone:(0xx91) 4006-8600
Fax: (0xx91) 4006-8603