Home / Notícias
A cerimônia de inauguração do Plenário Laércio Barbalho, da Câmara Municipal de Belém (CMB), realizada nesta segunda-feira (28), reuniu autoridades dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário do Estado do Pará. O evento ocorreu na sede da Casa de Leis, localizada no bairro do Marco, e contou com a participação da vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA), Brenda Araújo.
Para ela, a inauguração do novo espaço representa mais do que uma melhoria estrutural: simboliza um novo momento para o Legislativo e para a sociedade. "A modernização deste espaço é muito significativa. Ela traduz o compromisso com uma Câmara mais acolhedora, acessível e preparada para atender as demandas da população. Um ambiente mais estruturado fortalece a democracia e aproxima ainda mais a sociedade do Poder Legislativo", afirmou.
Legislativo
O presidente da CMB, vereador John Wayne (MDB), ressaltou que a reforma era um sonho antigo dos parlamentares e que agora se torna realidade. "Graças ao senhor governador e à vice-governadora, estamos deixando um legado muito importante, não só para os servidores, mas, principalmente, para a população, que hoje tem uma Casa moderna para melhor servi-la. Esta é a Casa do Povo, e toda a estrutura foi pensada para melhor atender Belém, com mais conforto, dignidade e acesso às decisões que impactam diretamente a vida dos cidadãos", destacou.
Wayne aproveitou a ocasião para lembrar que Belém vive um momento de transformação, às vésperas da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada na cidade em novembro. Segundo ele, a modernização do Plenário e outras intervenções urbanas são fruto das parcerias firmadas entre a Prefeitura de Belém, o governo do Estado e o governo federal.
O ex-presidente da CMB e atual deputado estadual, Zeca Pirão (MDB), também compôs a mesa da cerimônia. "Essa Casa estava realmente abandonada, e não é culpa de nenhum prefeito, porque o orçamento da Câmara não comportava uma obra dessa magnitude. E eu posso afirmar, pois conheço cerca de 90% das Câmaras Municipais: hoje temos aqui um espaço que dá orgulho e vontade de frequentar", comemorou o parlamentar.
Executivo
O governador do Estado, Helder Barbalho (MDB), participou brevemente da solenidade e fez a inauguração oficial do novo espaço, aproveitando para conhecer as novas instalações do prédio. Durante a cerimônia, foi representado na mesa pelo titular da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Ruy Cabral, que destacou a relevância da obra.
"Esta Câmara é extremamente importante em prol daqueles que mais necessitam. Esta Casa está sendo feita para aqueles que merecem usá-la, que é a população de Belém. Graças à intervenção e à sensibilidade do governador Helder Barbalho, são parcerias fortíssimas visando ao crescimento, à melhoria, ao fortalecimento e à pujança do Estado do Pará. Esse entrelaçamento é extremamente importante para que o Legislativo e o Executivo caminhem de mãos dadas", declarou.
Por sua vez, o prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), que já foi vereador da capital paraense por mais de um mandato, disse que a reforma é de extrema importância não apenas para os parlamentares, mas para todos os membros da sociedade que visitam a Câmara e suas galerias e que podem participar dos debates, das discussões, das votações e também visitar os gabinetes dos vereadores para fazer reivindicações.
"Nada mais justo do que receber a população com a qualidade e o conforto que ela merece. Esta Casa é a Casa do povo. Aqui vocês recebem centenas, milhares de pessoas por dia, e é aqui que as pessoas procuram quando querem indicar, quando querem trazer as suas demandas e acompanhar as votações importantes para a cidade. Então, eu não tenho a menor dúvida de que hoje a Casa do povo está sendo entregue à altura da nossa cidade", ressaltou o prefeito da capital.
Durante seu discurso, Igor Normando fez questão de cumprimentar a vice-presidente da OAB-PA, Brenda Araújo, e reconheceu a importância da instituição, mencionando que "a OAB-PA joga um papel destacado na sociedade". O evento marcou um momento simbólico para Belém. A nova estrutura do Legislativo reforça o compromisso da cidade com a modernização, o fortalecimento das instituições e o atendimento digno à população.
A obra teve um investimento total de R$ 28,4 milhões, oriundos do Tesouro Estadual, e inclui mudanças estruturais nos três andares do prédio. Entre as melhorias, a nova infraestrutura oferece um Salão do Plenário "Laércio Wilson Barbalho", com acessibilidade, gabinetes parlamentares, cinco banheiros e duas galerias. Também, há salas destinadas à informática, recursos humanos, imprensa e um estacionamento com 85 vagas.