Home / Notícias

Curso de Iniciação à Advocacia da OAB-PA marca novo ciclo de formação profissional no Estado

Parceria entre ESA/OAB-PA e Sebrae oferece 90 horas de capacitação com foco em gestão, marketing jurídico e prática profissional

Elisa Vaz



A Escola Superior de Advocacia (ESA), da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA), promoveu, na última segunda-feira (19), a Aula Inaugural da primeira edição do Curso de Iniciação à Advocacia, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae-PA), que marcou o início de uma jornada de aprendizado e crescimento para os novos advogados.


Com o tema "Gestão de Escritório e Marketing Jurídico", o encontro foi realizado em formato híbrido no Auditório Otávio Mendonça, na sede da OAB-PA, e contou com uma palestra do presidente da Ordem no Pará, Sávio Barreto, e do diretor-superintendente do Sebrae-PA, Rubens Magno. O curso terá carga horária total de 90 horas-aula, divididas em 30 encontros de três horas, sempre com duas aulas por semana, preferencialmente às quartas e quintas-feiras. 


Serão 12 módulos, incluindo temas como advocacia familiarista, criminal, previdenciarista, trabalhista, além de noções de oratória, de prerrogativas, contabilidade para a advocacia e advocacia 5.0, envolvendo inteligência artificial aplicada à realidade jurídica. Segundo o diretor-geral da ESA, Thiego Ferreira, o objetivo dessa iniciativa é prestar suporte para que os novos profissionais possam ingressar no mercado de trabalho e ter uma carreira exitosa na advocacia.




"Nessa aula inaugural, nós abordamos um tema essencial para o início da carreira profissional. Precisamos tratar sobre prospecção de clientes, marketing jurídico e empreendedorismo. E para isso, chamamos um grande parceiro da OAB Pará, que é o Sebrae, para ajudar os alunos a desenvolverem técnicas e otimizarem sua atuação profissional. E quem quiser se aprofundar no tema, nesta quarta-feira (21), no nosso primeiro módulo de Iniciação à Advocacia, iremos tratar de marketing jurídico, prospecção de clientes e empreendedorismo de forma mais aprofundada", adiantou o diretor.


Palestras


Um dos palestrantes da aula inaugural, o presidente da OAB-PA, Sávio Barreto, destacou que este é o projeto mais importante da ESA. "O objetivo do nosso curso é levar para a advocacia em início de carreira conhecimento prático para que os profissionais possam saber qual área é melhor para exercer em seu futuro profissional", destacou. 


Além disso, Sávio mencionou que a OAB-PA fará várias edições desse curso, ou seja, será uma capacitação continuada. "Muito me honra e muito me orgulha estar lançando esse projeto. Eu espero que esse seja um grande projeto da Escola Superior de Advocacia daqui em diante, além de várias outras ações que a gente continua realizando".




O segundo palestrante da noite inaugural foi o diretor-superintendente do Sebrae-PA, Rubens Magno, que contribuiu a partir do empreendedorismo para novos advogados. "A gente percebe o advogado como um cliente que faz parte do mercado e que tem um grande potencial de trabalhar nessa vertente em seu escritório. A nossa ideia foi mostrar a imensidão de oportunidades que temos para quem é advogado e quer atuar nesse mercado privado", disse.


Com uma proposta inovadora e alinhada às exigências do mercado atual, o Curso de Iniciação à Advocacia da ESA representa um passo fundamental para a valorização da jovem advocacia no Pará. A união entre conhecimento técnico, noções de empreendedorismo e uso de novas tecnologias busca não apenas formar profissionais mais preparados, mas também fortalecer a atuação ética e estratégica da advocacia paraense.

Anexos