Home / Notícias
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA), Sávio Barreto, e o presidente da Subseção de Parauapebas da Ordem, Guilherme Mello, visitaram a sede da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), nesta terça-feira (6), para uma reunião com o presidente da Casa de Leis, deputado estadual Chicão (MDB).
Os líderes fizeram a visita junto com uma comitiva do "Movimento Parauapebas Cidade Universitária" e o objetivo foi apontar que o município tem condições de ser a sede da Reitoria da futura Universidade Estadual do Sudeste do Pará (Uespa). Isso porque existe um projeto para desmembrar a Universidade do Estado do Pará (Uepa) em três instituições, que deverá ser encaminhado para aprovação na Alepa em breve.
Segundo o presidente da OAB-PA, Sávio Barreto, o intuito da Ordem é ser cada vez mais próxima não só da advocacia, mas também da sociedade. "Quero parabenizar o nosso presidente da Subseção, Guilherme Mello, e podem contar com o apoio da Seccional nesse movimento. Realizamos aqui uma visita institucional ao deputado Chicão e vamos usar toda a força do Sistema OAB-PA para lutar por essa pauta que é necessária", avaliou.
Presidente da Subseção de Parauapebas, Guilherme Mello explicou que a Ordem tem participado da mobilização oferecendo sua expertise em articulação, justamente para aumentar a força política da pauta. "Isso trará benefícios para toda a sociedade de Parauapebas. A Subseção da OAB-PA foi convidada para integrar a comissão que faz parte desse movimento e sugerimos essa mobilização na Alepa, reunindo a sociedade e autoridades para fazer esse pedido".
?Parauapebas Cidade Universitária?
O movimento, liderado pelo vereador Alex Ohana (PDT), ressalta a força do ensino superior como uma alternativa econômica para o município de Parauapebas, cuja economia tem como destaque a mineração. A comitiva é formada por universitários, alunos do ensino médio, instituições ligadas à educação e representantes do Executivo e do Legislativo municipal, entre outros.
"Eu fui eleito no ano passado e, imediatamente, abracei a causa por entender que é uma ferramenta de quebra de paradigma e mudança para uma nova realidade em Parauapebas. Comecei encabeçando este movimento, chamando os pares, fazendo todo o levantamento e um estudo técnico de viabilidade, demonstrando por que Parauapebas é a melhor cidade para a implantação da futura sede desta nova universidade", contou.
Além de estabelecer a Reitoria da Uespa na cidade, a intenção do grupo é também implementar um processo de fortalecimento, transformando Parauapebas em um polo universitário e um berço de eficiência e tecnologia. "Existe a região do Vale do Silício, que é um polo tecnológico. É algo que nós queremos para a região de Carajás: transformar aquela área em um local científico. Nós queremos poder exportar mão de obra qualificada e ser referência em ciência, educação, tecnologia e desenvolvimento".
Presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, o vereador Anderson Moratorio (PRD) destacou que esta é uma pauta importante para o Pará. "Tecnicamente, o município atende a todos os pré-requisitos. Além de ser importantíssimo em relação ao PIB e balança comercial, tem também um grande número de habitantes. Então, estamos fazendo um movimento de união de forças, e a participação da OAB-PA neste momento é muito importante".
Agenda em Belém
Além da visita à Alepa, a comitiva também teve uma agenda com o reitor da Uepa, Clay Chagas, nesta terça (6). O grupo também entregou uma cópia da carta destinada ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), com o apontamento de todos os argumentos que mostram que Parauapebas é o município mais indicado para ser a sede da Reitoria da futura universidade.
Entre os argumentos está a possibilidade de o município contribuir com recursos financeiros com a instituição, tendo em vista que Parauapebas possui uma lei que destina 1,7% da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) - os royalties da mineração - para o ensino superior. Outro dado importante é que, dos 36 municípios que compõem a região, 20 estão mais próximos de Parauapebas do que de Marabá, município que também pleiteia ser a sede.