Presidente Eduardo Imbiriba inaugurou a nova e moderna sede da OAB em Xinguara

Na região sul do Pará, no último dia 03 de março (sexta-feira), o presidente da OAB-PA e um dos coordenadores do Plano Nacional de Interiorização da Advocacia, Eduardo Imbiriba, e o presidente da subseção de Xinguara, Evandro Santana, inauguraram a moderna sede da subseção no município. O espaço está estruturado com recepção, sala da presidência, auditório, com capacidade para abrigar 100 pessoas, copa, salas climatizadas e equipadas com computadores (reuniões e de apoio), recepção, espaço kids, escritório compartilhado e dois banheiros. O prefeito municipal, Moacir Pires de Faria, marcou presença.

Interiorização

O Plano Nacional de Interiorização da Advocacia propõe-se a equalizar as diferentes realidades dos profissionais de Direito de todo o país. Trata-se de um canal direto criado entre a Ordem e suas seccionais que visa desenvolver ações para qualificar a integração da classe. Para tanto, o Conselho Federal da OAB levantou dados junto às subseções, como quantidade de advogados inscritos e atuantes em cada Comarca, convênios firmados, existência de escritórios compartilhados, salas da advocacia, entre outras informações.

Desde 2022, diversas ações estão sendo realizadas, como inaugurações de subseções, revitalizações de espaços utilizados pela advocacia, promoções de eventos e oferta de cursos gratuitos. O Conselho Federal autorizou a compra de equipamentos de informática, que foram recebidos no último mês. O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, gravou uma mensagem para a advocacia paraense, especialmente para as advogadas e advogados que atuam em Xinguara e região. O vídeo foi exibido durante a solenidade de inauguração.

O conselheiro federal Alberto Campos, a conselheira federal e vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Cristina Lourenço, a secretária-geral da OAB-SP e coordenadora adjunta do Plano Nacional de Interiorização da Advocacia Daniela Marchi Magalhães, o coordenador nacional de interiorização, João de Deus Quirino Filho, o secretário-geral da OAB-PA, Afonso Lobato, e a diretora-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Andreza Smith, prestigiaram a histórica cerimônia.

Na solenidade, o presidente da subseção de Xinguara, Evandro Santana, concedeu certificados e homenagens aos ex-presidentes, conselheiros, diretores e presidentes de comissões temáticas por todos os serviços prestados à instituição. Os conselheiros seccionais Cícero Sales e Rone Messias também estiveram presentes, além da vice-presidente da subseccional local, Laylla Silva Maia, da presidente da subseção de Parauapebas, Maura Paulino, o presidente da subseção de Redenção, Marcelo Mendanha, e o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas e conselheiro seccional, Braz Mello.

Texto: Fúvio Maurício