Representantes da advocacia tomam posse no TRE-PA

86e2ce1a-b696-442a-a24a-ac0a827ac1eaEm sessão solene realizada nesta manhã, José Alexandre Buchacra Araújo tomou posse como juiz titular, enquanto Carlos Jehá Kayath e Janaina de Carla dos Santos Calandrini Guimarães como juízes substitutos. Os três novos juristas foram empossados pelo desembargador Raimundo Holanda Reis, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará.

Em seu pronunciamento, o presidente da OAB-PA, Alberto Campos, afirmou que é importante alimentar a esperança da sociedade com a oxigenação de uma Corte tão respeitável. “Nós vivemos um momento em nosso país em que se torna ainda mais imprescindível a atuação dos tribunais regionais eleitorais no combate à corrupção, que é um dos grandes males que afligem o nosso país na atualidade. E o pior de todos eles é a corrupção eleitoral, porque retira a legitimidade do povo que elegeu livremente seus governantes”.

203be4e1-3362-4836-8d35-e603b4cfbabaPara Campos, a posse dos novos juristas oriundas da advocacia “nos enche de esperança de que realmente nós estamos no caminho certo para, quem sabe, em um futuro próximo, nós tenhamos uma sociedade mais igualitária, mais justa, e afastando de forma definitiva essa grande doença que é a corrupção”, finalizou.

Ao classificar a posse como uma missão honrosa, Alexandre Buchacra fez um apelo: “Peço a Deus que me dê discernimento e coragem no sentido de desenvolver a contento essa função”. Carlos Kayath destacou a grande responsabilidade de representar os advogados, que são voz constitucional do cidadão, dentro da Corte eleitoral. “A Justiça eleitoral é responsável por garantir a lisura do pleito eleitoral e a vontade política e democrática”.

Janaina Calandrini também considera uma honrada de ter sido nomeada para ocupar a vaga “não somente como representação da advocacia, mas pelo objetivo de buscar o melhor para a sociedade, já que iremos lidar com o Direito Eleitoral”. Alexandre Buchacra assume a vaga de José Rubens Barreiros de Leão, que concluiu seu segundo mandato. Carlos Kayath assume a vaga de Agnaldo Wellington Souza Corrêa e Janaina Calandrini ocupará a vaga de João Batista Vieira dos Anjos.

f1ec8c3b-e464-4abf-9aef-3d0dc22f6eb9

O vice-presidente da OAB-PA, Jader Kahwage, o diretor tesoureiro, Robério D’Oliveira, o membro honorário vitalício da Ordem no Pará, Jarbas Vasconcelos, e os conselheiros seccionais José Carlos Lima, Gilberto Araújo e Meire Vasconcelos estiveram presentes na sessão solene.

Fotos: Faustino Castro/TRE