Sistema OAB-PA acompanhou julgamento que resultou na condenação de agente do Detran por feminicídio

No último dia 20 de fevereiro, diversos diretores e membros do Sistema OAB-PA estiveram no Fórum Criminal de Belém para acompanhar o julgamento do agente do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) Diógenes dos Santos Samaritano, acusado de homicídio qualificado com agravante de feminicídio pela morte da ex-esposa Dayse Dyana Souza e Silva, em Parauapebas, na região sudeste. Os jurados acataram a tese da acusação e condenaram o réu: pena base de 20 anos de reclusão.

Com a aplicação da redução do tempo que Diógenes já está na cadeia, o condenado deverá cumprir 15 anos em regime inicial fechado e também perder o cargo público. Diógenes estava preso desde o dia 31 de março de 2019 (data do assassinato). Ele alegou que Dayse Dyana havia cometido suicídio, versão desmentida pela perícia. De acordo com as investigações, a vítima (35 anos) foi espancada e depois empurrada do 2º andar da casa na qual residiam. Os dois tiveram um filho: 4 anos de idade (à época do crime).

A presidente da subseção de Itaituba, Joseane Loiola, atuou como assistente de acusação ao lado do advogado Ricardo Moura. O presidente da OAB-PA, Eduardo Imbiriba, o conselheiro federal Jader Kahwage, o presidente da subseção de Marabá, Rodrigo Botelho, a conselheira seccional Natasha Vasconcelos e integrantes da Comissão das Mulheres e Advogadas (CMA) acompanharam o julgamento. No dia seguinte, a advogada Wilma Lemos (mãe da vítima) esteve na sede da Ordem no Pará e agradeceu pelo apoio institucional.