Home / Artigos

Discurso: Solenidade de Entrega de Carteiras da OAB-PA (06/12/2022) - Por Aline Emanuelle S.Vasconcelos

Depois das comoventes palavras proferidas por esta mesa diretora, eu gostaria primeiramente de saudar o presidente desta seccional OAB-PA Dr. Eduardo Imbiriba e os demais que compõem a mesa diretora nesta última solenidade de entrega das credenciais do ano de 2022.

Cumprimentar os pais, amigos e familiares que se encontram neste auditório. Cumprimentar também meus estimados colegas que neste ato represento. Hoje, nesta terça-feira, dia 06 de dezembro de 2022, é uma tarde memorável. Em meio ao caos que estamos atravessando pela pandemia que não acabou e pela crise política que vivemos, esta solenidade é uma esperança brotando como uma flor em meio ao ronco visivelmente árido, ela nos traz esperança e renovação. Hoje sela-se o esforço empenhado por anos, a hora da colheita enfim chegou! 

A princípio, quero reconhecer a minha inenarrável honra de estar nesta tribuna hoje. Das tantas tribunas que tive a honra de estar, esta sem sombra de dúvidas foi a qual mais ansiei. Poder representar meus nobres colegas aprovados no Exame da Ordem, aptos a receberem a sua certificação formal, para o nobre exercício do dever constitucional da advocacia. Posso dizer nesta tarde, senhor presidente, que o sentimento que domina este auditório é a gratidão! Não tenho dúvidas que meus colegas gostariam de agradecer a tantos, sim tantos! Pois, ninguém chega a lugar algum sozinho. Como diria Tom Jobim: "É impossível ser feliz sozinho".

Primeiramente gratidão a Deus e todas as suas mais diversas representações, em várias religiões, pois, o lado espiritual também conta para chegar onde estamos hoje, até mesmo para mim, que sou Budista. Toda colheita só se tornou possível pela sua premissa. Por conseguinte, o nosso mais seleto agradecimento aos nossos familiares, que não pouparam esforços para que esse dia pudesse chegar. Impossível destacar todas as imensas renúncias feias durante este período. Todavia, não há conquistas colegas, não há conquistas sem pertinace!  

Obrigada aos pais, mães, avôs, avós, cônjuges, e a todos que nos deram a oportunidade de chegar ao nível superior em um Brasil de tantas desigualdades. Apenas 21% dos brasileiros de 25 a 34 anos têm diploma de ensino superior. Neste dia, oferecemos a vocês em forma de agradecimento o exercício da nossa profissão que se inicia. Além do mais, agradecer a todos aqueles que nos precederam nessa caminhada de luta pelo exercício pleno da nossa profissão e na mesma medida, aqueles que lapidaram o caminho de formação para este dia. Gratidão aos nossos estimados mestres! Ser professor em um país campeão de violência contra os docentes no planeta, não é tão suave quanto deveria ser. Profissão árdua e sublime a de ensinar. 

Ademais, faço as vezes de dirigir-me aos meus prestigiados colegas, a partir de hoje advogados e advogadas. Por óbvio, nossos pontos de partida foram diversos, dos tantos lugares vindouros, de norte a sul, de leste a oeste, nas extensões deste Brasil continental, as dificuldades com certeza suplantam a fala desta oradora. A cada um de vocês, conscientes das dores e delícias de ser o que é, parafraseando Caetano Veloso, PARABÉNS! Pela firmeza e dedicação pelo caminho que escolheram trilhar. A FGV parecia ser uma muralha intransponível, mas nós conseguimos! 

Recordemos das sábias palavras de Dom Hélder Câmara: "É graça divina começar bem, graça maior persistir na caminhada, mas a graça das graças é não desistir nunca". Meus caros, em linhas finais, recordo a filosofia judaico-cristã, que fundamenta a nossa profissão na premissa do serviço. Profissionalizar-se é ser também, de certa forma, torna-se servo! Senhoras e senhores peço aqui hoje, que defendam os direitos dos seus clientes como se fosse os vossos, façam a justiça acontecer, vocês são essenciais, somos essenciais! Façam a diferença!

Como diz Jorge Camargo: "A felicidade é uma porta que se abre para fora" É colocando a nossa profissão à disposição dos ouros, que encontraremos realização do nosso mundo. ESTAMOS PRONTOS! Meus amigos. Honremos a nossa classe com a grandeza humana. Pugnando sempre pelo respeito à constituição, o estado democrático e as leis. Imbuídos de boa-fé e lealdade, visto que o grande profissional consolida-se a partir dos valores em que está fundado. E não nos esqueçamos, o lugar que queremos alcançar decorre necessariamente do nosso esforço, foi ele que nos trouxe até aqui.

Rememoro a anedota acontecida com Arthur Moreira Lima, um dos maiores pianistas brasileiros, que ao terminar de tocar uma peça inteira de Mozart, cumprimentando uma senhora ouviu "Eu daria a minha vida para tocar como o senhor" a qual respondeu "Mas eu dei a minha". O lugar que queremos chegar depende imprescindivelmente da persistência interposta! Se valeu a pena? Como diria Fernando Pessoa: "Ah, meus amigos, tudo vale a pena, se a alma não é pequena". 

E assim que puderem visitar a nossa mais nova casa, o casarão azul, sede da OAB-PA, ao adentrarem no salão do pleno, a direita de quem entra, vocês lerão uma das máximas de Sobral Pinto: "A ADVOCACIA NÃO É PROFISSÃO PARA COVARDES".

Muito Obrigada!

 

Aline Emanuelle S.Vasconcelos

OAB/PA 34.898